• LOGOTYPE

LOGOTIPO BARATO?

Atualizado: Set 24

Antes de contratar um "logo barato" para a sua empresa, negócio ou serviço, você deve ler este artigo!




A primeira coisa que uma pessoa pensa quando abre um negócio é no nome e logo em seguida, reflete sobre a melhor forma de representar o seu negócio visualmente. Um dos aspetos mais importantes da comunicação visual de uma marca é o logotipo. O design gráfico embora tenha crescido muito na última década, ainda se encontra numa fase inicial de aceitação pelo público e por isso é desvalorizado quando se pesam as finanças das empresas.

Quando você vai ao Google e procura "criar um logotipo grátis", de imediato aparecem muitos sites que prometem qualidade a custo zero mas como é óbvio, “o barato sai caro” e não poderia ser de outra forma.

A qualidade e o sucesso tem um preço, um logotipo de qualidade precisa de um designer profissional competente, que entenda o que o cliente pretende e proponha a melhor maneira de representar visualmente o seu negócio e a personalidade desse negócio. O design gráfico transforma as ideias, pensamentos e personalidade do cliente/empresa numa imagem gráfica de qualidade. O arquiteto prémio Pritzker Português Souto de Moura afirmou, quando lhe perguntaram acerca de um projeto, que uma pessoa quando está doente não vai confiar na cura que leu em qualquer página de Internet, ele procura um médico porque é a pessoa certa para resolver questões de saúde. O mesmo deve acontecer no design. No design gráfico, a saúde da pessoa não está em questão, mas a saúde da empresa sim e, por esse motivo, é necessário um especialista para chegar a uma marca adequados original e representativa, que mantenha a empresa saudável.

Muitas vezes é mais importante conhecer “o gosto” do público-alvo do negócio que o do próprio cliente e um designer tem a experiência necessária para conhecer todos os públicos-alvos e as suas características.

Um designer gráfico estudou muitos anos para aprender a dominar as ferramentas que são necessárias para construir um logo funcional e perceber o que resulta melhor graficamente, evitar erros clássicos, manter o equilíbrio na composição.




Quais as desvantagens de criar um logotipo barato?


– Será que os logótipos são mesmo gratuitos? No final você vai verificar que não. Os sites que anunciam que podem criar um logo grátis no final do processo irão cobrar-lhe de outras formas, por exemplo se quiser o logótipo com qualidade para impressão, ou se pretender alguma alteração ao símbolo apresentado, eles irão cobrar por isso. Está mesmo disposto a pagar, mesmo que um valor baixo por um logótipo que não tem originalidade e vai ser igual a toda a gente que também adquiriu esse símbolo?

– Você vai ter um logotipo igual a milhares de outras pessoas, empresas ou serviços que optaram por recorrer a um serviço online de logotipos baratos, pois a única coisa que esses serviços oferecem é um símbolo que vai ser igual para todos, mudando apenas a designação comercial (texto).

– Dificilmente poderá registar a sua marca/logótipo, pois o INPI não aceitará marcas/logótipos iguais ou com grande semelhança.

– Se obteve um símbolo/logótipo grátis, pense que outras pessoas também terão feito o mesmo e obtiveram um logotipo igual ao seu, em casos extremos se essa entidade conseguiu registar o logótipo, poderá vir a levantar um processo legal contra si.

– Terá um design antiquado pois todos os serviços de criação de logótipos gratuitos oferecem modelos de logótipos bastante datados em relação às tendências do design actual. A maior parte dos logótipos que são oferecidos por sites onde se pode obter um design grátis fazem lembrar os famosos “Clipart”, aqueles desenhos antigos do Microsoft Office.

– O logótipo grátis nunca irá transmitir o espírito da sua empresa, pois será algo que não é pensado e criado por um profissional, especialmente para você.


Quais as vantagens de criar um logotipo com uma empresa de design gráfico, ou com um designer profissional?

– Originalidade: um trabalho é feito à medida do cliente conforme as especificidades do seu negócio. As empresas não são todas iguais e para situar num mercado voraz e competitivo temos que usar todas as ferramentas possíveis para nos destacarmos dos outros. Um bom logotipo normalmente é acompanhado de uma boa história acerca da sua origem.

– Além de desenhar, um designer tem que agir como um consultor que vai aconselhar e dialogar com o cliente até terem a solução ideal para o negócio em questão, ou seja, terá um serviço especializado em que as suas preferências são tidas em conta.

– Os ficheiros que são fornecidos são polivalentes, de alta qualidade e editáveis.

– O logótipo tem várias versões: a original colorida, a versão a escala de cinzas e a versão monocromática. Só tendo este conjunto é que se poderá prever todas as aplicações sobre os mais diversos fundos.

– A assistência técnica está assegurada e sempre que for necessário tirar um dúvida ou fazer um pequena alteração terá um profissional disponível para o efeito.

– A aplicação do logótipo numa identidade visual será pensada e adequada mais uma vez à personalidade da empresa do cliente. Obterá uma identidade coerente com as potencialidades do logótipo criado e com impacto.

A questão está em dar importância ao negócio que estamos a criar, e pensarmos que ele merece investimento para ter qualidade a nível visual porque essa marca vai ser o rosto com que a empresa vai ter perante o público alvo.


Preparado para criar uma marca única e original? Clique aqui


#logotipo #design #marca #identidadevisual #briefing #marca

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo