• BLOG PRINTI

Você sabe o que é um BRIEFING?


A construção de um Briefing completo, claro e objetivo resultam no êxito do projeto, isso ocorre, pois, o mesmo, é o documento de amparo para a análise das fases de crescimento e do protótipo final. Através dele, verifica-se os quesitos sugeridos e compara-los com os resultados obtidos.

O Briefing pode ser sobreposto em diversas etapas do projeto. No inicio, ele pode ser utilizado para a elaboração de um orçamento com o designer e uma análise prévia de viabilidade (Briefing Preliminar).

No decorrer do projeto, faz-se necessário o aprofundamento na tese relativa à empresas, ao mercado, à tecnologia e metodologia de trabalho. É importante, também, que os profissionais se envolvam com todos os relacionados, direta ou indiretamente, com o projeto, para determinar as delimitações, destacar os objetivos e criar relações de trabalho. Nessa fase, o designer deve adotar uma personalidade investigativa, crítica e curiosa, procurando extrair do cliente as necessidades, os valores e outras informações que contribuem para atingir as expectativas da empresa (Briefing Complementar).

Como fazer um Briefing?

Não há regras determinadas para redigir um Briefing. O importante é tratá-lo como uma declaração, estando ciente de que o cliente e a equipe do projeto estão de acordo com o conteúdo. Com ele, evita-se a perda de informações, além de retificar possíveis desvios no produto.

Sugerimos o Briefing Preliminar e o Briefing Complementar, por estarem apresentando resultados positivos para a formulação de um bom Briefing, porém, por ser isento de regras, pode-se optar por reunir todas as ideias em uma única etapa. Isso possibilita à equipe do projeto conhecer melhor o mercado do seu cliente e contribui na formulação final do conjunto de informações que formam o Briefing.

O desenvolvimento de um projeto inicia-se a partir de uma ideia. Esta, por sua vez, deve estar delimitada por um conjunto de exigências, que alvitram a base da expansão do produto. O Briefing concebe um itinerário de ação para criar a solução que o cliente busca. É a reunião de dados, possibilitando, assim, a compreensão e avaliação dos profissionais sobre o projeto. Nele, especifica-se qual o produto em desenvolvimento, o seu conceito, o destinatário e os recursos produtivos.

Há inúmeros modelos de briefing, porém não existe um exemplar único, cada empresa possui o que melhor se adapta e o peculiar para seu perfil. Alguns elementos são indispensáveis para constituir um bom brienfing , como o histórico da empresa, o problema de marketing que ocorre, objetivos, plano de ação, o publico alvo, áreas geográficas de interesses, como prazos e custos.

#briefing #design #identidadevisual #investimento

27 views

localização

Estúdio Cosme Velho

Rio de Janeiro - RJ - Brasil

 

email

telefones

clientes

T. +55 21 3442-6582

C. +55 21 97235-6052

 

CCSP Cardeal Orani Tempesta ▪ Lindete Beleza e Bem Estar ▪ Instituto Naturalis de Pesquisas Científicas ▪ Cia do Corpo Academias ▪ Prefeitura do Rio de Janeiro ▪ BodyTech Academias ▪ Escplan Escritórios Inteligentes ▪ Sul América Seguros ▪ Secretaria Municipal de Meio Ambiente RJ ▪ Company Transportadora ▪ Fundação Parques e Jardins RJ ▪ Secretaria Estadual de Meio Ambiente RJ ▪ Artepérola Indústria de Botões ▪ Giga Transportes Logística ▪ ABGroup Logística ▪ Studio do Sono Fábrica de Colchões ▪ Artsom Pianos ▪ Biotech Engenharia ▪ Barra Flat Imobiliária ▪ VetShopping ▪ F. Rozental Engenharia ▪ Med Ritmo Eletrofisiologia ▪ Endotex Materiais Hospitalares ▪ Vereadora Rosa Fernandes ▪ Deputado Pedro Fernandes ▪ Leiloeiro João Emílio ▪ Rodofly Operador Modal ▪ Mind Teck Tecnologia de Informação ▪ Artsom Pianos ▪ ▪ ▪

 

© 2014 por UMMODO DESIGN ESTRATÉGICO ltda. Todos os direitos reservados.